6 de mai de 2013

DIY: fazendo iogurte natural (iogurte grego)



Às vezes eu me acho TÃO paranóica... Tenho a constante sensação de que estou sendo enganada quando leio rótulos de alimentos. São tantos nomes impronunciáveis, que por mais que eu leia palavrinha por palavrinha, nunca saberei ao certo do que se trata.

Por essas e por outras, comecei a cozinhar em casa. Pelo menos aqui eu sei quase tudo o que vai pra panela. É claro que não dá para saber de tudo sempre, mas faço o possível para evitar alimentos que são famosos pelo excesso de sódio, corantes e conservantes. O resto a gente vai levando... e o que dá para fazer em casa, como essa receita de iogurte, eu faço.

É relativamente simples, e depois que você inoculou a primeira receita, é só usar o mesmo iogurte para continuar produzindo iogurte, num ciclo infinito. Poético demais, né?  Claro que, de vez em quando, eu me jogo conscientemente na batata frita e no milkshake. #licençapoética #quemnunca

Para fazer seu próprio iogurte, você vai precisar de:

- 1 litro de leite de boa qualidade (usei o da marca Leitíssimo integral, mas você pode optar por um leite desnatado. Saiba apenas que a textura ficará um pouco mais leve).
- fraldas de pano novas
- 2 colheres (sopa) de iogurte natural




Passo 1: coloque as fraldas numa panela com água até ferver, para esterilizá-las.

Passo 2: espere que esfriem, retire as fraldas da água e torça bem.



Passo 3: ferva o leite e deixe esfriar até a temperatura de 40 graus (é quando você conseguir colocar e manter o dedo dentro do leite).

Passo 4: coloque o iogurte no leite e misture bem.

Passo 5: aqueça o forno a 200 graus por 10 minutos. Desligue.

Passo 6: coloque o refratário com o leite dentro do forno e deixe de um dia para o outro com a luz acesa.

Passo 7: no dia seguinte, o leite deverá estar com a textura parecida com cola branca (igual à foto acima). Nesse estágio, ele já pode ser usado para o consumo, como um iogurte normal.



Passo 8: coloque uma paneira sobre um refratário fundo, de forma que fique bem apoiado.



Passo 9: coloque duas fraldas abertas por cima da peneira.




Passo 10: despeje o iogurte que foi retirado do forno sobre a fralda. Nessa fase, o iogurte será separado do soro.

Passo 11: torça as pontas das fraldas delicadamente, e deixe que o iogurte descanse na geladeira para que o soro seja drenado.




Passo 12: para atingir uma consistência firme como a do iogurte grego, é necessário deixá-lo escorrendo por volta de 8 horas. Após esse período, deve-se retirar o iogurte da fralda e batê-lo com mel usando uma batedeira ou um fouet.

- 1 litro de leite rende, em média, 300 ml de iogurte.
- a consistência do iogurte dependerá do tempo que ele ficar escorrendo.
- as fraldas podem ser fervidas novamente e lavadas para serem reutilizadas para fazer mais iogurte.
- esse iogurte pode ser usado para fazer cheese cakes, pães e tortas ou consumido com calda de frutas e granola. Fica uma delícia!!!