25 de mar. de 2013

Receita: Pannacotta


Esta foi a primeira vez que fiz Pannacotta na minha vida. Tenho duas receitas parecidas, as duas bem fáceis, então fiz um bem bolado. Afinal, creme de leite, açúcar e baunilha não tem como dar errado, certo? Marromenos. 

Na verdade, tenho duas observações importantes a fazer: 

OBS 1: na hora de comprar o creme de leite fresco, preste MUITA atenção na porcentagem de gordura. Nenhuma das receitas dizia isso, e quando fui ao mercado só tinha um creme da Tirolez, com 37% de gordura. Se só tem tu, vai tu mesmo né... Mas o danado era muito gorduroso, e a pannacotta acabou ficando enjoativa. Então, quando você for fazer, procure um creme com pouca gordura (eu já vi de 35% mas não sei se tem com menos).

OBS 2: Faça porções individuais pequenas. Mesmo usando um creme de leite com pouca gordura, ainda é creme de leite... Ou seja: VAI VIRAR CULOTE!!!! hahaha. A sobremesa é muito boa, mas a gente tem que ser realista, né? #crisedos30

Dito isso, segue a receita:

- 500 ml de creme de leite fresco
- sementes de 1/2 fava de baunilha
- casca de 1 limão
- 40 g de açúcar cristal
- 3 colheres (chá) de gelatina em pó incolor (pode ser substituída pela mesma quantidade de ágar-ágar)



Passo 1: numa panela coloque o creme de leite, a casca de limão, as sementes de baunilha e o açúcar.



Passo 2: aqueça em fogo médio, mexendo até o açúcar derreter.

Passo 3: coloque a gelatina num refratário e adicione 2 colheres de sopa de água morna. Leve ao banho maria até que derreta.

Passo 4: remova a casca de limão do creme de leite.

Passo 5: adicione a gelatina ao creme e bata suavemente com um fouet até que esteja bem misturado.

Passo 6: distribua em forminhas e leve à geladeira para que endureça (de um dia para o outro).




* ATUALIZAÇÃO: eu descobri um creme de leite com 19 % de gordura no mercado Natural da Terra. Só que a creuza aqui esqueceu de anotar a marca! Acho que é Leite Leve... alguma coisa assim. O importante é saber que existe pra gente poder procurar com afinco!
Além disso, o namo provou a Pannacotta e amou! Comeu 2 potinhos ontem, então acho que a receita é um sucesso para quem ainda tem vesícula o que não é o meu caso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conta mais...