23 de abr. de 2013

Receita: cookie craquelado




 Agora que o tempo começou a esfriar aqui em São Paulo, eu tenho sentido muita vontade de assar coisas. Acho que é porque o calor do forno deixa a casa mais quentinha e o cheiro do alimento assado é muito acolhedor;  traz aquela sensação de que a minha casa é o melhor lugar do mundo, sabe?

Nessa fase nova tenho aproveitado para testar receitas inéditas. Este cookie  é uma delas; não apenas a receita é inédita como também o fato de eu fazer cookies. Bom, o resultado foi surpreendentemente bom, e pela primeira vez NA VIDA o tempo de forno descrito no livro bateu com a realidade: exatamente 12 minutos.

A receita original é do livro Segunda sem Carne, da Editora Melhoramentos. Para variar, eu tive que me adaptar: no livro a massa leva gotas de chocolate branco mas como eu não tinha em casa, acabei usando castanhas-do-pará picadas. Ficou uma delícia!

Acho que da próxima vez que fizer essa receita, outras adaptações serão necessárias. Por exemplo: o açúcar de confeiteiro serve apenas a um propósito estético; mas na verdade ele deixa o biscoito bem mais doce. Isso porque eu não coloquei as gotas de chocolate branco, senão seria MUITO mais doce do que já é. Por isso, decidi fazer o cookie craquelado sem o craquelê e sem as gotas de chocolate, e se eu puder vou comprar um chocolate meio amargo de 70% de cacau (que não seja Hershey´s, porque convenhamos não é o melhor chocolate do mundo). Ou seja, da próxima vez vou fazer uma receita totalmente nova.kkk

Ainda assim, a massa é linda, brilhante e extremamente cheirosa: meu forno ficou dois dias cheirando a cookies (e olha que eu não derramei uma gota de massa fora do tabuleiro!) e eles acabaram em 2 dias (a receita rendeu 50 biscoitos!!!).

Você vai precisar de:

- 225g de chocolate em barra meio amargo (usei o da Hershey´s com 60% de cacau)
- 125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 300g de açúcar mascavo
- 2 ovos orgânicos
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 150gde farinha de trigo branca
- 50g de cacau em pó
-  2 colheres (chá) de fermento em pó
- uma pitada de sal
- 75g de castanhas-do-pará em pedaços pequenos
- açúcar de confeiteiro (paradar o efeito craquelado)
- papel manteiga





Passo 1: bata a manteiga e o açúcar mascavo até que vire uma pasta clara e fofa.

Passo 2:  derreta o chocolate em banho-maria num refratário, tomando cuidado para que ele não encoste na água. Quando tiver derretido, deixe amornar.

Passo 3: Bata os ovos com um garfo e despeje aos poucos sobre a mistura de manteiga e açúcar, batendo continuamente.

Passo 4: adicione a essência de baunilha e o chocolate derretido à mistura.

Passo 5: peneire sobre a tigela a farinha de trigo, o cacau em pó, o fermento e o sal e misture bem.

Passo 6: adicione as catanhas e misture.

Passo 7: cubra a tigela e leve à geladeira por 2 horas.

Passo 8: coloque o açúcar de confeiteiro numa tigela ou prato fundo.

Passo 9:  com a massa fria, faça pequenas bolinhas (do tamanho de brigadeiros) e enrole no açúcar, fazendo  uma camada grossa.

Passo 10: disponha as bolinhas sobre um tabuleiro forrado com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 12 minutos.

Passo 11: quando retirar do forno, deixe esfriando sobre uma grelha.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conta mais...