18 de jun. de 2013

Receita: bolo upside-down de abacaxi


A maioria das vezes escolho receitas baseada em um único critério: ter todos os ingredientes à mão. Raramente fico correndo atrás de ingredientes para executar um receita específica, e se isso acontece, é porque se trata de algo muito especial (tipo a ceia de Natal).

Minha tática é a de usar tudo o que tenho dentro do armário para não ficar acumulando produtos que podem se deteriorar rapidamente caso não sejam usados. Isso acaba me rendendo várias receitas novas, já que eu vivo adaptando as originais, e geralmente dá muito certo. O único inconveniente é que de vez em quando, eu não me lembro exatamente o que usei naquele prato que havia feito tanto sucesso... Hahahaha!

O bolo de hoje é um desses casos... Eu tinha uma lata de abacaxi em conserva e cerejas ao maraschino que precisavam urgentemente ser usadas. Foi quando me lembrei de um livro que minha amiga Elô me deu de presente de aniversário. Não se trata de um livro de receitas, mas achei interessante o fato de a autora ter colocado no fim do livro várias das receitas citadas ao longo da história. 

Para fazer o bolo upside-down você precisará de:

- 1 lata de abacaxi em conserva (500g)
- 55 g de açúcar mascavo
- cerejas ao maraschino
- 170 g de farinha branca
- 100 g de açúcar demerara triturado
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 2 ovos batidos
- 200 ml de leite
- 1/2 colher (chá) de bicabornato de sódio
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- papel manteiga

Passo 1: numa frigideira, coloque as fatias de abacaxi (sem o miolo) e despeje o açúcar mascavo sobre elas. Adicione uma colher do caldo da conserva e deixe caramelizar, virando as fatias dos dois lados.





Passo 2: forre o fundo de uma fôrma desmontável de 24 cm com um pedaço de papel manteiga e disponha as fatias de abacaxi. Coloque uma cereja no centro de cada fatia. Reserve.




Passo 3: misture a farinha, o açúcar demerara, a canela e o fermento em pó numa tigela e faça um buraco no meio da mistura.

Passo 4: coloque os ovos batidos e o leite, misturando aos poucos até que vire uma massa homogênea.

Passo 5: adicione o bicarbonato de sódio batendo bem.

Passo 6: despeje a mistura sobre as fatias de abacaxi.

Passo 7: Asse por aproximadamente 15 minutos, em forno pré-aquecido a 220 graus.

Passo 8: Deixe esfriar na fôrma por 5 minutos e depois vire sobre um prato, removendo o papel manteiga.




6 comentários:

  1. Olá Susana, adorei seu espaço, também gosto muito desse bolo tipo torta invertida, aqui em casa no lugar da cereja usamos ameixas secas, adorei o seu com açúcar demerara, lindo seu bolo, parabéns, bjs e uma boa tarde p/ vc, Ana ;).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Eu é que agradeço a visita!Volte sempre! Bjo!

      Excluir
  2. What? Que capricho de bolo! Também sou como você nesta parte: a maioria das vezes escolho receitas com ingredientes que tenho aqui em casa. Esses dias mesmo tinha um pacotão de coco ralado que comprei por impulso e estava largado num canto da despensa. Preparei um bolo de coco por causa dele. rs Vou postar em breve. Seu bolo de abacaxi está lindo! Beijos, Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm... adoro coco! Quando vc fizer de novo, me convida? hahaha Obrigada pelo elogio! Bjok!

      Excluir
  3. Que bolo lindo, fica tão lindo feito assim.
    deve ter ficado delicioso.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Ficou bom mesmo viu... pode fazer em casa que será sucesso garantido! Bjok!

      Excluir

Conta mais...