29 de jan. de 2014

Receita: sopa de abóbora com sálvia



O marido ganhou uma abóbora orgânica (sim, a gente ganha uns presentes estranhos). A danada tem uns 5 quilos, e eu fiquei um pouco apreensiva pensando no que eu faria com tanta abóbora. Decidi fazer uma sopinha no jantar, e acho que a combinação de abóbora com sálvia deu muito certo. Uma pena eu não ter mais sálvia fresca, usei a versão desidratada mesmo mas o sabor é um pouco mais amargo.

Ainda tenho um monte de abóbora aqui em kasa, e por isso fui ao mercado tentar descobrir qual era a variedade daquele vegetal exótico que estava na minha cozinha (para facilitar a busca por receitas). Descobri que ela se chama abóbora de pescoço. Bonitinho, né?

Para a sopa usei:

- 400 g de abóbora de pescoço picada e sem casca
- 1 litro de caldo de legumes natural (é a água que sobra do cozimento de diversos legumes, que eu guardo e congelo)
- 1 cebola grande picada
- sal
- pimenta-do-reino
- 1 colher (chá) de sálvia desidratada

Passo 1: coloque o caldo de legumes, a abóbora e a cebola numa panela e leve ao fogo alto.

Passo 2: adicione os temperos e ajuste o sal.

Passo 3: quando a abóbora estiver bem macia, retire do fogo e bata tudo no liquidificador.

Passo 4: volte a sopa para a panela, adicione mais 1/2 xícara de água e ajuste o sal.

Passo 5: cozinhe por mais alguns minutos até que levante fervura.

Passo 6: sirva com crôutons.




2 comentários:

  1. hummm ai que fome, e que delciia deve ter ficado, eu ja fiz sopa de abobora com gengibre....e que tal um pure de abobora? Respondi seu email, nao me deixe sem noticias...beijos

    ResponderExcluir
  2. Purê de abóbora deve ser bom hein! Passa a receita! Bjo!

    ResponderExcluir

Conta mais...