29 de jan de 2014

Receita: sopa de abóbora com sálvia



O marido ganhou uma abóbora orgânica (sim, a gente ganha uns presentes estranhos). A danada tem uns 5 quilos, e eu fiquei um pouco apreensiva pensando no que eu faria com tanta abóbora. Decidi fazer uma sopinha no jantar, e acho que a combinação de abóbora com sálvia deu muito certo. Uma pena eu não ter mais sálvia fresca, usei a versão desidratada mesmo mas o sabor é um pouco mais amargo.

Ainda tenho um monte de abóbora aqui em kasa, e por isso fui ao mercado tentar descobrir qual era a variedade daquele vegetal exótico que estava na minha cozinha (para facilitar a busca por receitas). Descobri que ela se chama abóbora de pescoço. Bonitinho, né?

Para a sopa usei:

- 400 g de abóbora de pescoço picada e sem casca
- 1 litro de caldo de legumes natural (é a água que sobra do cozimento de diversos legumes, que eu guardo e congelo)
- 1 cebola grande picada
- sal
- pimenta-do-reino
- 1 colher (chá) de sálvia desidratada

Passo 1: coloque o caldo de legumes, a abóbora e a cebola numa panela e leve ao fogo alto.

Passo 2: adicione os temperos e ajuste o sal.

Passo 3: quando a abóbora estiver bem macia, retire do fogo e bata tudo no liquidificador.

Passo 4: volte a sopa para a panela, adicione mais 1/2 xícara de água e ajuste o sal.

Passo 5: cozinhe por mais alguns minutos até que levante fervura.

Passo 6: sirva com crôutons.