3 de fev. de 2014

Dica: Lixo bem cuidado



Na minha maneira de ver as coisas, sou responsável por todo o lixo que produzo e sendo assim, tenho que garantir que ele seja encaminhado para o lugar certo, com o menor impacto possível sobre o meio ambiente. Por isso, desde que me mudei para uma casa, criei uma rotina de cuidados com o meu lixo.

Alguns prédios já possuem um sistema de separação do lixo reciclável, o que facilita muito a vida das pessoas, porque você só tem que separar o lixo em diferentes sacos, sem ter que se preocupar em levá-lo até um posto de coleta. Como moro numa casa, não posso contar com essa facilidade, então acabo levando o reciclável para o posto de coleta do mercado sempre que vou fazer compras.

Achei que seria bacana compartilhar aqui essa experiência para mostrar que é possível para todo mundo levar uma vida mais eco-friendly. Fazemos esse "ritual do lixo" há mais de 2 anos, e ele já se integrou à nossa rotina diária. No final, é tudo uma questão de hábito.



Segue a minha rotina:

1 - Tenho 3 latas de lixo grandes:
- Uma delas recebe todo lixo não-reciclável e orgânico;
- Outra recebe latas e vidro;
- A terceira recebe papel e plástico.

2 - Todo lixo reciclável proveniente de embalagens de alimentos é lavado antes de ser colocado na lixeira de recicláveis. 

3 - Não usamos sacolas de plástico nos supermercados. Sempre levamos as sacolas reutilizáveis (temos um monte). Com elas, nossa compra fica até mais organizada. 

4 - As latas de lixo do banheiro e da cozinha não recebem sacos plásticos. O lixo delas é jogado diretamente na lata de lixo grande de não-recicláveis (que é a única que usa saco de lixo, de 100L). Assim evitamos o uso de sacolas plásticas, que levam muito tempo para se decompor no lixão. 


5 - Eu ainda quero comprar um minhocário. Com ele, poderemos transformar nosso lixo orgânico em humus, e usá-lo como adubo para as plantas.

6 - No processo todo usamos apenas 1 saco de lixo grande, que leva cerca de 2 semanas para ficar cheio (somos apenas 2 aqui em casa).


7 - Recusamos embalagens desnecessárias, por exemplo: bandeja de isopor para frios na padaria; sacola plástica para carregar um saquinho de pão, sacola plástica para colocar uma caixinha de remédio, papel de seda para embrulhar as roupas da loja que já vão dentro de uma sacola, e por aí vai.


8 - Os supermercados Pão de Açúcar e Extra possuem pontos de coleta de lixo reciclável. Eles também recebem óleo de cozinha usado. 


9 - Lixo eletrônico (celulares usados, computadores velhos, etc) é altamente tóxico pois contém metais pesados em sua composição. Esses dejetos necessitam de postos de coleta específicos, que podem ser encontrados através deste site aqui: http://www.e-lixo.org/. Eu vou juntando o meu lixo eletrônico num saquinho separado, e quando enche levo até um posto de coleta.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conta mais...