6 de ago. de 2013

Receita: panqueca de espinafre


Eu sou o marinheiro Popeye! FiuFiu!!!

Mais uma de espinafre. Só com muito espinafre eu consigo aguentar, porque a vida tá tipo "créu velocidade 5", sabem? Tipo "parem o mundo que eu quero descer!"

Mas tá bom, tá lindo, tá supimpa.

Tenho cozinhado muito nos finais de semana, preparando pratos congelados para a semana toda, mas não tem sobrado tempo para registrar minhas peripécias. Já é a segunda vez que faço estas panquecas, deliciosas por sinal, e elas deram tão certo que eu fiz o milagre da multiplicação de mim mesma e além de cozinheira, faxineira, estudante e funcionária, também virei fotógrafa e consegui fazer este post de hoje.

Viva!!!!

Tirei a foto dela sem molho porque prefiro congelá-las assim e colocar o molho só para levar ao forno. Se vai ser molho vermelho ou bechamel, fica a critério do freguês. O namorido gosta delas sem molho mesmo, e eu gosto com molho vermelho. Gosto não se discute, né?


 Para a massa:
- 1 xícara de farinha de trigo branca
- 1 xícara de farinha de trigo integral
- 3 xícaras de leite
- 2 ovos
- 1 colher (café) de sal

Para o recheio:
- 1 maço de folhas de espinafre picadas
- 4 batatas picadas em cubinhos e cozidas
- 150g de queijo prato ralado
- 1 cebola picadinha
- 1 colher (sopa) de manteiga
- sal
- pimenta do reino moída
- 1 bisnaga de requeijão cremoso de sua preferência



Passo 1: bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Reserve.

Passo 2: numa panela, coloque a manteiga e refogue a cebola.

Passo 3: adicione as folhas de espinafre e mexa para que elas murchem. Elas vão soltar água, então mexa sempre para secar um pouco.





Passo 5: num recipiente, amasse as batatas cozidas com um garfo, grosseiramente.

Passo 6: junte as batatas ao espinafre e misture bem.

Passo 7: adicione o queijo ao restante dos ingredientes ainda no fogo. Mexa constantemente para que o queijo derreta e seja incorporado aos outros ingredientes.








Passo 8: Numa frigideira antiaderente, derrame um pouco da massa de panqueca e faça movimentos circulares para que a massa se espalhe pelo fundo da frigideira, formando uma camada fina.

Passo 9: com um garfo, levante as bordas da massa. Se ela se soltar facilmente, vire-a com a ajuda de uma escumadeira e doure o outro lado. A massa fica pronta muito rápido, cuidado para não queimá-la.






Passo 10: coloque 2 colheres de recheio em cada rodela de massa, formando uma tira. Coloque um pouco de requeijão cremoso sobre o recheio e enrole uma a uma.


Passo 11: disponha sobre um refratário e cubra com o molho de sua preferência. Leve ao forno por cerca de 10 minutos, apenas para que o molho esquente.

Passo 12: caso queira congelar, cubra as panquecas (sem o molho) com plástico filme assim que esfriarem e leve ao freezer. Para descongelá-las, deixe em temperatura ambiente durante uma hora ou use o micro-ondas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conta mais...