22 de jan. de 2014

Receita: muffins integrais de banana-da-terra com mirtilos




Esta época do ano é a melhor para comprar frutas vermelhas; elas já não estão tão caras quanto no Natal e os mercados ainda têm muitas em estoque, o que leva alguns a baixar os preços. Passeando pelo hortifruti, encontrei caixinhas de mirtilos pela metade do preço (tá certo que não é a coisa mais barata do mundo, mas hey, estou comparando com os preços de Natal!) e não resisti: peguei duas.

Eu tinha essa imagem na minha cabeça, muffins fofinhos com pequenos pontos roxos, mas não lembrava exatamente onde tinha visto a receita. Quando cheguei em casa, folheando os livros de receitas, descobri que se tratava de uma foto de muffins de frutas vermelhas do livro Segunda Sem Carne. Só que o danando levava 200 g de manteiga e 200 ml de iogurte natural! O primeiro eu não estava afim de usar (muita gordura, e eu estou tentando me manter magra); o segundo eu não tinha na geladeira (e havia acabado de voltar do mercado, não voltaria lá só pra isso). A solução foi procurar por uma receita de muffins de mirtilo mais prática, a qual acabei encontrando num blog que eu adoro: o Technicolor Kitchen.

Peguei a receita original e fiz algumas adaptações, pois eu só tinha banana-da-terra em casa e queria fazer uma massa integral ao invés de usar farinha branca pura (projeto #fiquemagraSusana! #aquemeuqueroenganar? #sonharétãobom). O resultado me surpreendeu, pois a massa ficou super leve, macia e fofinha, a banana da terra cumpriu sua missão de me ajudar a reduzir o açúcar da receita e os mirtilos, com sua linda cor e seu sabor azedinho, complementaram a doçura da banana perfeitamente.

Vou parar com o trolo-lo-lo, e mostrar o passo-a-passo. Para os muffins eu usei:

- 100 g de farinha branca
- 125 g de farinha integral
- 1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
- 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 colher rasa (café) de canela em pó
- 1 pitada de sal
- 85 g de açúcar demerara
- 1 banana-da-terra grande
- 80 ml de óleo de canola
- 160 ml de leite desnatado
- 1 ovo orgânico
- 1 colher chá de extrato de baunilha
- 300 g de mirtilos frescos



Passo 1: cozinhe a banana no vapor e depois faça um purê, amassando-a com um garfo

Passo 2: peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, a canela e o sal em uma tigela grande.

Passo 3: triture o açúcar demerara e junte aos ingredientes secos.

Passo 4: Em um tigela, bata com um garfo a banana amassada, o óleo, o leite, o ovo e a baunilha. Despeje essa mistura sobre os ingredientes secos e misture tudo usando um garfo.



Passo 5: Lave os mirtilos e polvilhe um pouco de farinha de trigo sobre eles. Em seguida, incorpore-os à massa de banana mexendo suavemente.

Passo 6: Coloque a massa nas forminhas, com cuidado para preencher apenas 3/4 de cada forminha.

Passo 7: Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por exatos 20 minutos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conta mais...