4 de jun. de 2013

Receita: suflê de abobrinha

 


Esse final de semana fui visitar a minha família em Minas Gerais e, como é de costume, voltei uns dois quilos mais pesada!  Não há comida igual à comida mineira, especialmente se for feita pelas minhas tias com mãos de fadas... Fazia muito tempo que eu não ia para aqueles lados; dessa vez parece que elas capricharam ainda mais! Cada refeição tinha pelo menos 6 pratos diferentes, eu mal conseguia provar todos! hahaha

Então, para voltar ao meu peso original à rotina aqui de casa, fiz um prato leve porém com um toque de "confort food": suflê de abobrinha brasileira. Esse suflê tem que ser servido assim que sair do forno, pois ele murcha quando esfria e não fica tão bonito. Tudo bem, porque suflê quentinho é muito reconfortante, não é mesmo?

Você vai precisar de:

- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
- 1 cebola picada
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 xícaras de leite
- 1 abobrinha brasileira picada em cubinhos
- 3 gemas
- 3 claras em neve
- 1/2 xícara queijo ralado
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de cebolinha
- sal
- pimenta do reino

Passo 1: aqueça a manteiga e doure metade da cebola.

Passo 2: misture a farinha de trigo e o leite num recipiente separado, e despeje a mistura sobre a cebola frita.

Passo 3:  mexa até que engrosse.

Passo 4: refogue a outra metade da cebola com o azeite, a cebolinha e a abobrinha picada. Tempere com sal e pimenta.

Passo 5: misture a abobrinha refogada ao creme de farinha (vai ficar parecendo um mingau).







Passo 6: retire do fogo e acrescente as gemas uma a uma; misture.

Passo 7: adicione o queijo e o fermento.

Passo 8: adicione as claras em neve e misture delicadamente.

Passo 9: leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, em forma untada e enfarinhada, até que doure.

Passo 10: sirva assim que retirar do forno.




2 comentários:

  1. Hummmm que delicia...Me deu ate fome, amo abobrinha, com certeza vou fazer, já esta anotado...beijos

    ResponderExcluir

Conta mais...